quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE PARANAVAÍ

Companheiros (as)

Na última semana fomos convidados pelo prefeito Rogério Lorenzetti para compormos o governo municipal.
Depois de um amplo debate na Executiva e no Diretório, decidimos que tal participação poderá interferir no nosso projeto de disputar as próximas eleições (prefeitura e câmara).

Segue abaixo carta que entregamos ao prefeito com a resposta do partido.

_______________________________________________________________

Prezado Senhor Rogério José Lorenzetti, Prefeito de Paranavaí.

Em resposta ao Ofício n. 003/2011-GAB, de 05 de janeiro de 2011, em que Vossa Excelência formalizou o convite para que o Partido dos Trabalhadores de Paranavaí compusesse vosso Governo Municipal a fim de “oxigenar a administração”, tendo em vista a existência de “valorosos nomes do PT” e o “elevado espírito público” do Partido, inicialmente cumpre-nos o agradecimento pelo convite formulado, uma vez que o mesmo é fruto do reconhecimento da atuação do Partido dos Trabalhadores, em Paranavaí, bem como da aliança nacional que existe entre o PT e o PMDB para a consolidação de um Brasil para Todos, iniciado pelo Governo do Presidente Lula e que terá continuidade com a eleição da companheira Dilma Rousseff (PT) e de seu vice Michel Temer (PMDB).

Salientamos, no entanto, que seguindo a tradição democrática, que é marca registrada do PT, levamos, novamente, o debate sobre a participação, ou não, em vosso governo, ao conjunto dos integrantes do Diretório Municipal de Paranavaí, no dia 10 de janeiro de 2011. Na ocasião, socializamos a todos e todas as conversações que os representantes da Executiva do Partido tiveram com V. Exa. Após uma ampla discussão e concluídos os debates, decidimos:

1. ressaltar que o Partido dos Trabalhadores disputou as eleições com as propostas para construirmos uma “Paranavaí Para Todos”, com gestão democrática, desenvolvimento econômico e inclusão social e que esse desejo permanece latente na grande maioria dos integrantes do Partido, de modo que o primeiro debate ocorreu em torno do quanto nossa participação no governo prejudicaria ou não esse projeto, e até que ponto contribuiria ou não para a plena dedicação de esforços para o bom andamento dos trabalhos, uma vez que os conflitos de interesses ficaram evidentes;

2. ressaltamos, ainda que mesmo não integrando vosso governo, a participação política, comunitária, popular, sindical e profissional da militância petista contribuiu, e continua disposta a contribuir, para a viabilização de projetos federais para o Município de Paranavaí.

Diante das considerações acima, foi deliberado pela ampla maioria dos integrantes do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Paranavaí que não devemos compor formalmente vosso governo, pois nossa participação, dadas nossas bandeiras de luta, nossos projetos políticos e nossas convicções ideológicas, poderia causar conflitos internos, uma vez que nossa decisão de participar jamais poderia se limitar ao gerenciamento de uma ou mais pastas, mas certamente atingiria o conjunto das diretrizes de governo.

Ao mesmo tempo, reafirmamos nosso compromisso de continuar contribuindo com nosso Município, no sentido de acompanhar, gestionar e viabilizar recursos federais, junto ao governo da Presidenta Dilma Rousseff, para os grandes projetos de transformação estrutural e social de Paranavaí e da melhoria de condições de vida de nossa gente, independente de nosso desejo de sucedê-lo na administração municipal.

Reafirmamos nosso respeito e o desejo de que as relações políticas entre o Partido dos Trabalhadores, o PMDB e os demais Partidos que compõem a Coligação “Um Novo Tempo, Paranavaí”, que foram aliados em nível estadual e são aliados em nível nacional, também se estreitem em nossa cidade, para o bem de nossa gente.

Sendo o que nos apresenta para o momento e certos de vossa atenção e esforços para que possamos superar as dificuldades existentes nesse momento que dificultam/impedem a participação do Partido dos Trabalhadores em vossa administração, desde já renovamos nossas cordiais saudações petistas.

Sandra Alves da Silva

Presidenta do PT de Paranavaí