segunda-feira, 9 de julho de 2012

CESAR ALEXANDRE É O CANDIDATO DO PT A PREFEITO DE PARANAVAI

Cesar Alexandre e Toshie Yamakawa,
 candidata a vice-prefeita na chapa

Um governo em que prevaleça o diálogo. População, entidades, conselhos, todos tendo voz e vez, participando das ações da administração municipal. Uma gestão voltada para as pessoas. As palavras do candidato a prefeito de Paranavaí pelo Partido dos Trabalhadores (PT), César Alexandre, apontam para uma de suas propostas para o município, o Orçamento Participativo. “Queremos que os moradores discutam com o governo a aplicação dos recursos em seus bairros. Esta será uma marca de nossa campanha, porque acreditamos que a participação popular enriquece a gestão. O governante tem que sair do gabinete e ir até a comunidade”. Na opinião de César Alexandre, tal postura evita erros e possibilita que os gestores conheçam a cidade.

O candidato do PT faz questão de enfatizar: “Há um ano iniciamos a conversação com o PP (Partido Progressista, que apresentou a candidata a vice-prefeita, Toshie Yamakawa). Unimos partidos e pessoas que pensam da mesma forma, sem negociar cargos. Montamos uma coligação enxuta para que não haja distribuição política de secretarias, mas técnicos. Vamos valorizar os funcionários de carreira”, diz.

A humanização da administração municipal é outra bandeira defendida por César Alexandre. Segundo o candidato, de Toshie Yamakawa será fundamental neste sentido. “A mulher tem uma visão acolhedora e abrangente. A mulher tem papel determinante nas políticas sociais. Toshie conhece a realidade de Paranavaí, sabe do que as pessoas precisam”.

DESENVOLVIMENTO - O candidato do PT afirma que uma das maneiras de atrair maior volume de recursos para Paranavaí é alcançar a marca de 100 mil habitantes. Para isso, diz ele, é preciso transformar o município em polo regional, “não só em tamanho e posição geográfica, mas melhorando condições de saúde, educação e infraestrutura, e atraindo mais investidores para a cidade”.

Uma das apostas de César Alexandre é a transformação de Paranavaí em cidade universitária. Municípios como Londrina e Maringá tiveram importante crescimento com a estruturação de instituições de ensino superior, lembra o candidato. Ele avalia que em Paranavaí há estruturas muito bem preparadas, mas é possível avançar muito nesta área.

Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fafipa) e Instituto Federal do Paraná (IFPR) podem atrair mais estudantes e evitar que os jovens de Paranavaí busquem opções de ensino superior em outras cidades. “Muitos nem voltam para cá e acabam fazendo carreira fora de Paranavaí”.

EMPREGO - Com o ensino superior bem estruturado, a oferta de mão de obra aumenta, os investidores aparecem e a cidade se desenvolve. “Por isso, vamos criar mecanismos de incentivo para que os empreendimentos que já estão estabelecidos em Paranavaí cresçam e novos sejam atraídos”.

O caminho é a participação de Paranavaí em eventos de âmbitos nacional e internacional. Levar o nome do município para os quatro cantos do mundo, apresentando o potencial econômico da cidade.

Somando esta proposta à do desenvolvimento do ensino superior, César Alexandre garante que haverá mão de obra qualificada em Paranavaí. “Por isso, vamos incentivar as empresas para que deem oportunidade para os jovens. Sabemos da importância de programas que valorizam o primeiro emprego, como o governo federal tem feito e tem dado certo”.

AGRONEGÓCIO - Na opinião do candidato, Paranavaí precisa de um projeto para a agricultura familiar, valorizando a produção que já existe e incentivando o início de novas culturas. “O governo federal tem grandes projetos para a agricultura familiar, projetos que serão inseridos em nossa cidade e que vão movimentar a nossa economia”, afirma.

Para a agroindústria, a ideia é facilitar o acesso a linhas de crédito. É essencial que o setor cresça, visto que é uma das principais bases econômicas do município. “É preciso agregar valor à produção. Por exemplo, temos um grande rebanho bovino. Por que não discutir a estruturação de um setor calçadista? Isso gera empregos, aumenta a arrecadação e promove mais desenvolvimento”.

SAÚDE - Para melhorar as condições do sistema público de saúde, César Alexandre diz que é preciso pensar em soluções para curto, médio e longo prazos. “O modelo aplicado hoje não funciona. O Pronto Atendimento não dá conta da demanda”. Em termos gerais, propõe, o hospital municipal criaria novos leitos.

Sobre a necessidade de grandes investimentos para manter a estrutura, ele afirma que o governo federal dispõe de recursos para hospitais municipais. A sugestão é que seja uma unidade para procedimentos de baixa complexidade, mas que esteja preparada para atender a população.

Investimentos na Santa Casa de Paranavaí, com participação dos governos estadual e federal, e a conclusão do Hospital e Maternidade Noroeste, inclusive com espaço para o tratamento de pessoas com câncer, são outros caminhos para melhorar a saúde, ressalta.

LULA - César Alexandre não descartou a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vir a Paranavaí durante a campanha eleitoral. O candidato também terá o apoio do governo federal e de partidos da base aliada. Ele cita a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, como duas forças importantes que serão somadas à sua corrida eleitoral pela Prefeitura de Paranavaí.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e de deputados federais e estaduais devem engrossar a lista de lideranças políticas que garantiram apoio à candidatura de César Alexandre e Toshie Yamakawa.

APOIO - E é este apoio que o candidato do PT afirma que terá durante sua gestão, caso seja eleito. “Temos compromisso de participação total de nossos parceiros para a busca de recursos e a viabilização de projeto”. E acrescenta: “Nossa administração terá acesso direto ao governo federal”.

Na opinião de César Alexandre, isto só é possível porque a parceria entre PT e PP deu origem a uma coligação programática, bem articulada e pautada pela preocupação com os moradores. “Uma cidade bem desenvolvida é aquela onde as pessoas são felizes”, sentencia.