quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

JPT DIVULGA NOTA DE REPÚDIO CONTRA AGRESSÃO DA PM PAULISTA NA USP


"Não só repudiamos esta ação, como quaisquer outras que maculem os direitos adquiridos dos cidadãos, especialmente quando alvejam a juventude"


Nota de repúdio da Juventude do PT contra a agressão da PM paulista na USP.

A sociedade brasileira, na última segunda-feira, assistiu a mais um exemplo da truculência e brutalidade da Polícia Militar de São Paulo. Um policial ameaçou disparar a arma, arrastou e agrediu de forma covarde um jovem negro estudante, na presença de diversos outros estudantes que fazem parte do DCE da USP.

Graças a um vídeo que circulou nas redes sociais e foi divulgado por algumas emissoras de TV, conseguimos perceber o tratamento truculento que estudantes da USP vêm recebendo dos Policiais Militares desde sua chegada contestada na Cidade Universitária.

Não só repudiamos esta ação, como quaisquer outras que maculem os direitos adquiridos dos cidadãos, especialmente quando alvejam a juventude.

O Governo do Estado de São Paulo e a Reitoria da USP impuseram a presença da Polícia Militar no campus da Cidade Universitária para combater delitos praticados contra estudantes e funcionários. Entretanto, o que estamos presenciando é uma repressão infundada contra os estudantes, violando os princípios básicos, dentre eles a liberdade de pensamento dentro da Universidade.

Esse é o modelo de política de segurança praticado pelas gestões tucanas no Estado de São Paulo. A juventude paulista não precisa da violência policial, mas luta pela democratização da Universidade, que garanta o pleno direito à educação.

Por isso, a Juventude do PT se soma à posição dos estudantes petistas na USP, por entender que a segurança na Cidade Universitária pode ser garantida com uma guarda realmente treinada e qualificada para atender as suas necessidades, pois os últimos episódios demonstram que a PM está preparada para ver o estudante como suspeito em potencial.

A Juventude do PT repudia a ação arbitrária e ilegal praticada pela PM no dia 09/01, e exige que o afastamento temporário não seja a única política compensatória do caso ocorrido.

Defendemos uma USP democrática e de acesso livre para os estudantes, respeitando as diversidades.

Jefferson Lima
Secretário Nacional de Juventude do PT

Rogério Cruz
Secretário Estadual de Juventude do PT/SP

Erik Bouzan
Secretário Municipal de Juventude do PT de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário